Muitos sonham alugar um Motorhome e viajar com a família, garantindo o conforto e segurança. Agora, durante uma época em que temos que respeitar o distanciamento e evitar lugares com aglomeração de pessoas, a procura por esse tipo de viagem com uma casa sobre rodas aumentou.
Tivemos o prazer de ser a empresa escolhida para o primeiro passeio em uma casa sobre rodas da família do Diego Nascimento, 34 anos, e da Carla Guimarães, 35 anos. Eles levaram as filhas pequenas para um super passeio com o motorhome Pacis, passando por Trindade, Capitólio e Santa Rita do Passa Quatro.
Veja a entrevista completa:
1) Por que optaram por levar sua família para viajar de Motorhome? Já tinham viajado anteriormente?
R: Nós, como casal, sempre gostamos de aventuras e já havíamos viajado de moto para acampar e também acampamos com as crianças. Devido a uma pesquisa na internet – que não lembro como começou – vimos alguns motor homes e pensamos que seria muito interessante viajar com as crianças e que isso seria uma experiência única para elas, o que se provou verdade uma vez que elas adoraram viajar no carro casa. Essa foi nossa primeira viagem de muitas que pretendemos fazer com um motor home.
2) Quantos dias vocês viajaram e quem estava presente? Qual veículo vocês alugaram?
R: Viajamos por 13 dias com um roteiro pensado previamente para visitar um local que amamos e também conhecer alguns dos locais mais lindos do Brasil. Fomos em um casal e nossas duas filhas de 3 e 5 anos, no motorhome PACIS. O carro tem excelente espaço para nossa família.

3) Quais eram as expectativas de todos com a viagem?
R: A nossa maior expectativa era de curtir o passeio sem muitas regras e que nossas filhas pudessem ter um momento especial em família em meio a dificuldade existente nesse ano de 2020 devido as restrições causadas pela Pandemia do COVID-19. Tenho certeza que elas vão se lembrar desse momento por toda a vida.
4) Estabeleceram um pré-roteiro antes de viajar? Conseguiram cumpri-lo ou optaram por decidir conforme percorriam a estrada?
R: Alugamos o carro por um período de 15 dias e pensamos o roteiro para ter alguma folga porque já sabemos que imprevistos poderiam acontecer. Estabelecemos o roteiro com base nos locais que gostaríamos de viajar e para conhecer o máximo de locais possíveis. Conseguimos ir para Trindade – RJ, Arraial do Cabo – RJ, Capitólio – MG e Santa Rita do Passa Quatro – SP. O roteiro inicial previa passar em Belo Horizonte – MG e Curvelo – MG que teve que ser alterado por conta de alguns pessoas que pensamos visitar contraírem o vírus do COVID-19. Também gostaríamos de passar um dia em Búzios mas que não conseguimos porque não dava para sair de Arraial do Cabo sem fazer o passeio de barco pela baia e visitar a praia do farol que é maravilhosa. Como o tempo não estava propício para o passeio nos dois primeiros dias em que estivemos em Arraial, acabamos por fazer no ultimo e saímos de Arraial um pouco depois do planejado inicialmente.

5) Foi tranquilo para se adaptar com a rotina da vida na estrada?
R: Nós adoramos estrada e as meninas já tinham certa experiência com estrada porque no ano anterior fizemos uma viagem de 2.200 Km pelo sul do brasil em um carro de passeio. Com certeza a viagem com as crianças em um motorhome é muito mais tranquilo devido a facilidade de parada e acesso a água e banheiro que se mostrou extremamente útil durante toda viagem. A adaptação a esse modo de viagem foi extremamente prazeroso.
6) É fácil para dirigir o veículo? Qual foi a maior dificuldade que sentiu?
R: Dividimos um pouco a direção e, portanto, tem a resposta dos dois.
Diego – A primeira impressão é que a direção seria muito complicada devido ao tamanho, o que não aconteceu de nenhuma forma. A direção é super tranquila desde que se adapte que é um veiculo maior e eventuais ultrapassagens não são tão fáceis. Minha maior dificuldade foi estacionar o veículo no camping em Trindade. Para quem não conhece, as ruas da vila são estreitas e tive muita dificuldade de manobrar o carro para acessar o camping e estacionar, sem a ajuda da minha esposa não seria possível fazer as mais de 5 tentativas com diversas manobras. E descer a serra de Cunha-Paraty com um carro grande desses sem experiência foi um grande desafio porque saindo do Parque Nacional da Serra da Bocaina a estrada é irregular e sem sinalização adequada.
Carla – A primeira impressão era de que não conseguiria, devido tamanho e um certo receio pelo carro não ser nosso. Mas realmente depois que ele esta na estrada é um carro fácil de dirigir, realmente o peso do carro dificulta um pouco em alguns momentos, mas nada que com o tempo essas dificuldades não são superadas.
7) Qual momento que mais te marcou da viagem toda?
R: Foram vários momentos excelentes mas entendo que chegar ao camping em Arraial do Cabo e ver que não somos sozinhos, ver outras famílias com outros motorhomes, ter apoio e curiosidade de todos no camping foi sensacional. Fora as paisagens nas estradas e nas cidades.
8) Teve perrengue? Poderia nos contar sobre?
R: Graças a Deus não tivemos um grande perrengue o único que nos lembramos foi realmente estacionar no Camping de Trindade. Tivemos algumas dúvidas com equipamentos que foram rapidamente resolvidas. Como o carro é bem equipado não tivemos problemas com ele.
9) Você iria novamente em uma viagem como essa?
R: Com toda certeza, agora já vamos planejar uma outra pela América do Sul para o próximo ano. Também tenho certeza que influenciamos muitas pessoas a terem essa experiência.
10) Como foi sua experiência de aluguel com a Vandão Rv Motorhomes? Eles oferecem a assistência? Gostou do treinamento prévio? Qual sugestão você daria para eles melhorarem?
R: Foi excelente desde o nosso primeiro contato continuando na nossa primeira visita ao escritório deles. Inicialmente a viagem era prevista para Junho mas devido a pandemia precisamos alterar e a empresa foi totalmente flexível para alterarmos a data para o final do ano. Quanto a assistência foram sensacionais, estavam sempre prontos para nos atender quando tínhamos alguma duvida na viagem, o treinamento foi um vídeo, porem seria muito interessante ter um treinamento prático realmente mostrando no carro como alguns equipamentos funcionam.

11) Qual dica você daria para quem quer alugar um motorhome?
R: Procurar uma empresa seria, que ofereça suporte antes e durante toda a viagem. Durante a viagem tivemos algumas dúvidas que foram prontamente respondidas pela equipe de suporte. Também procurar um carro que atenda as necessidades para sua viagem, um carro muito grande pode causar dificuldades para estacionar em alguns locais quanto um carro muito pequeno pode causar dificuldades para se acomodar para as noites de sono.